domingo, 17 de junho de 2012


 Relatório do Projeto interdisciplinar: “ Os negros: da trajetória às influências”

           
O Projeto -  ”Os negros: da trajetória às influências”, mostrou aos educandos do ensino fundamental - I da Escola Estadual Juscelino Kubistchek de Oliveira, na cidade de Peixe, Tocantins como os negros chegaram ao Brasil e quais as suas principais contribuições para/na formação da identidade cultural do país e oportunamente ressaltando-as no contexto regional e local. Toda essa temática foi evidenciada por meio de pesquisa no acervo da supramencionada escola e também através de atividades de suporte como a exibição de vídeos sobre o tema, seguida de calorosas discussões e debates em sala, onde os alunos puderam se expressar livremente manifestando suas opiniões.
A pedra fundamental desse trabalho iniciou-se com a visita a turma e a apresentação do esboço do projeto, onde no ensejo os alunos ficaram cientes do conteúdo que iriamos trabalhar e como seria o processo de abordagem durante o desenvolvimento das várias etapas do Projeto.
Faz-se necessário ressaltar que o projeto teve a contou com a colaboração da equipe escolar. As aulas foram distribuídas seguindo o horário/dia da professora colaboradora nas aulas de História nas segundas – feiras e quartas-feiras, especificamente nos dias: 28 e 30 de maio; 04 e 06 de junho.
As duas primeiras aulas ficaram destinadas à pesquisa, aos debates, estes após assistirmos aos vídeos elencados como suporte para melhor compreensão do conteúdo, pois, foi uma forma que encontrei para ilustrar os fatos históricos onde os alunos pudessem reviver e compreender melhor tudo que fora pesquisado e devidamente discutido e explicado em sala.
Foram momentos únicos vivenciados no decorrer da execução desse Projeto, no entanto, uma dos momentos que considerei de grande relevância em sua aplicação foi exatamente na primeira aula da oficina de desenho (04/06), pois mesmo de posse de um texto elaborado coletivamente em papel pardo contendo subtemas do assunto em questão os alunos tiveram uma enorme dificuldade em entender o que deveriam expressar por meio de desenho na folha A4. Então, foi necessário mudar a forma de aplicação, ou seja, troquei o texto por questionamentos, lembro-me que fiz a primeira pergunta à classe: “Como os negros chegaram ao Brasil?” Os alunos foram unanimes em responderem! “De navio, tia !”. Expliquei novamente que essas respostas deveriam ser dadas por meio da expressão individua, ou seja, através da ilustração/desenho, daí em diante tudo ficou bem claro para eles. Percebi que esta seria a forma de aplicabilidade da oficina, fiquei deveras muito satisfeita com o primeiro resultado, então sucedeu várias outras perguntas seguidas de muitos outros desenhos durante as duas aulas que compreendiam os trabalhos com a linguagem artística do desenho.
Todos os 23 alunos participaram dos trabalhos e se mostraram muito interessados inclusive no momento que  solicitei que respondessem algumas questões sobre o projeto (anexo). Analisando os trabalhos e as repostas do instrumento de avaliação individual dos alunos foi possível perceber que com trabalho interdisciplinar os alunos captaram de forma precisa a essência do conteúdo estudado,  expressando à sua maneira suas respectivas compreensões do conteúdo em questão e também souberam contextualizar com o seu real vivido.
Em um dos momentos finais da oficina, já no dia 06 de junho perguntei aos alunos: ” Quais as influências deixadas pelos africanos à comunidade peixense ?” Os alunos responderam: “A súcia, a capoeira, a paçoca de pilão, a canjica, o beiju...” dentre outras coisas mencionadas. Foi nesse momento que percebi que o meu objetivo  havia siado alcançado.
A exposição dos trabalhos foi realizada na própria escola na sexta-feira, 08 de junho do corrente, onde todos que a frequentam (funciona e três turnos distintos) puderam apreciar os desenhos realizados pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental durante o desenvolvimento do Projeto: ”Os negros: da trajetória às influências”.


  

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