Relatório do Projeto
interdisciplinar: “ Os negros: da trajetória às influências”
O Projeto - ”Os
negros: da trajetória às influências”, mostrou aos educandos do
ensino fundamental - I da Escola Estadual Juscelino Kubistchek de Oliveira, na
cidade de Peixe, Tocantins como os negros chegaram ao Brasil e quais as suas
principais contribuições para/na formação da identidade cultural do país e oportunamente
ressaltando-as no contexto regional e local. Toda essa temática foi evidenciada
por meio de pesquisa no acervo da supramencionada escola e também através de
atividades de suporte como a exibição de vídeos sobre o tema, seguida de
calorosas discussões e debates em sala, onde os alunos puderam se expressar
livremente manifestando suas opiniões.
A
pedra fundamental desse trabalho iniciou-se com a visita a turma e a
apresentação do esboço do projeto, onde no ensejo os alunos ficaram cientes do
conteúdo que iriamos trabalhar e como seria o processo de abordagem durante o
desenvolvimento das várias etapas do Projeto.
Faz-se
necessário ressaltar que o projeto teve a contou com a colaboração da equipe
escolar. As aulas foram distribuídas seguindo o horário/dia da professora
colaboradora nas aulas de História nas segundas – feiras e quartas-feiras,
especificamente nos dias: 28 e 30 de maio; 04 e 06 de junho.
As
duas primeiras aulas ficaram destinadas à pesquisa, aos debates, estes após
assistirmos aos vídeos elencados como suporte para melhor compreensão do
conteúdo, pois, foi uma forma que encontrei para ilustrar os fatos históricos
onde os alunos pudessem reviver e compreender melhor tudo que fora pesquisado e
devidamente discutido e explicado em sala.
Foram
momentos únicos vivenciados no decorrer da execução desse Projeto, no entanto,
uma dos momentos que considerei de grande relevância em sua aplicação foi
exatamente na primeira aula da oficina de desenho (04/06), pois mesmo de posse
de um texto elaborado coletivamente em papel pardo contendo subtemas do assunto
em questão os alunos tiveram uma enorme dificuldade em entender o que deveriam
expressar por meio de desenho na folha A4. Então, foi necessário mudar a forma
de aplicação, ou seja, troquei o texto por questionamentos, lembro-me que fiz a
primeira pergunta à classe: “Como os negros chegaram ao Brasil?” Os alunos
foram unanimes em responderem! “De navio, tia !”. Expliquei novamente que essas
respostas deveriam ser dadas por meio da expressão individua, ou seja, através
da ilustração/desenho, daí em diante tudo ficou bem claro para eles. Percebi
que esta seria a forma de aplicabilidade da oficina, fiquei deveras muito
satisfeita com o primeiro resultado, então sucedeu várias outras perguntas
seguidas de muitos outros desenhos durante as duas aulas que compreendiam os
trabalhos com a linguagem artística do desenho.
Todos
os 23 alunos participaram dos trabalhos e se mostraram muito interessados
inclusive no momento que solicitei que
respondessem algumas questões sobre o projeto (anexo). Analisando os trabalhos e
as repostas do instrumento de avaliação individual dos alunos foi possível
perceber que com trabalho interdisciplinar os alunos captaram de forma precisa
a essência do conteúdo estudado, expressando à sua maneira suas respectivas
compreensões do conteúdo em questão e também souberam contextualizar com o seu
real vivido.
Em
um dos momentos finais da oficina, já no dia 06 de junho perguntei aos alunos: ”
Quais as influências deixadas pelos africanos à comunidade peixense ?” Os
alunos responderam: “A súcia, a capoeira, a paçoca de pilão, a canjica, o
beiju...” dentre outras coisas mencionadas. Foi nesse momento que percebi que o
meu objetivo havia siado alcançado.
A
exposição dos trabalhos foi realizada na própria escola na sexta-feira, 08 de
junho do corrente, onde todos que a frequentam (funciona e três turnos
distintos) puderam apreciar os desenhos realizados pelos alunos do 5º ano do
ensino fundamental durante o desenvolvimento do Projeto: ”Os negros: da
trajetória às influências”.
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