domingo, 1 de julho de 2012

"O PROJETO DO OUTRO"




Projeto analisado: “Uso das cores para retratar momentos cotidiano”
Executado por: Sílvia Conceição Neves
Analisado por : Cleira Martys Pinto de Queiroz Batista
           
            As cores são essenciais no contexto da vida humana, desde os primórdios o homem já fazia uso de recursos naturais  para atingir o seu objetivo em representar ações e atividades de seus respectivos povos e afazeres desenhando imagens e as colorindo de acordo o seu real vivido e suas condições da época.
            Portanto, o projeto “Uso das cores para retratar momentos cotidiano” certamente é um trabalho que se bem explorado e trabalhado com afinco levando em consideração a sua aplicabilidade na/com a comunidade/alunos  tem uma grande valia, diante da relevância do tema abordado.
            Contudo, após a leitura e análise do projeto supramencionado faria algumas adequações como, por exemplo, no que concerne às brincadeiras, Juntamente com os participantes do projeto faria uma lista de brincadeiras onde cada participante indicaria sua brincadeira preferida.  A partir dessa listagem novamente recorreria à democracia para desenhar e pintar as cenas representando as brincadeiras ou simplesmente cada participante iria desenhar e pintar a sua brincadeira dando – lhe uma linguagem artística pessoal.
            Ainda sobre a temática um encontro a meu ver é pouco para trabalhar um tema tão gostoso e abrangente como é o mundo do brincar, mesmo se tratando de um público diverso quanto à faixa etária. Dessa forma reorganizaria em no mínimo dois encontros para conhecer Portinari bem como suas obras que dizem respeito ao projeto como: Futebol (1935), Meninos soltando pipa (1943), Meninos soltando papagaios (1947), Meninos Brincando (1955), Palhacinhos na gangorra (1957), Meninos pulando carniça (1957), Moleques pulando sela (1958), Menino com estilingue (1947), Menino com estilingue (1958), Meninos no balanço (1960), indicaria, por exemplo, sites onde os participantes do projeto poderiam ver e fazerem uma breve análise das cores usadas por Portinari na composição das obras já citadas, as quais podem ser encontradas em diversos  site de domínio público como http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35488.
             Depois desse breve estudo sobre o artista e suas obras então seria a segunda etapa do trabalho, a expressão artística individual levando em consideração as brincadeiras já elencadas pelos participantes. Já com os trabalhos prontos a exposição na rua não seria uma má ideia, já que para as crianças ou quem já foi criança e participou dessas brincadeiras os muros e paredes não faziam parte da composição desse universo tipicamente infantil, entretanto, a identificação de cada brincadeira se faz necessário, bem como uma separação no que expressão visual no espaço expositivo, isto é, a obra  o espaço em que ocupará na exposição mesmo sendo ela na rua . E como foi possível observar o espaço (foto nº 1) onde foi exposto os trabalhos já possui uma característica própria que já compõe um  visual que ajudaria no contexto das brincadeiras infantis, bastando apenas uma organização da obras e suas respectivas identificações.
            Os objetivos do projeto são: Despertar o conhecimento pelas  cores; Propiciar a exploração através do cotidiano um momento histórico; Ampliar o conhecimento da comunidade demonstrando com um artista pode ter suas inspirações através de sua vivência e retrata-la em forma de arte; Despertar a curiosidade e o gosto pela arte; Expor às próprias produções no intuito de valorizar as peças produzidas. As sugestões de adequação no projeto não iriam ferir ou alterar os objetivos mencionados no mesmo, iria apenas torná-lo ainda  melhor.










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