Tecnologias + conteúdos = oportunidades de ensino
Amanda Polato
As Tics, tecnologias da informação e comunicação, já se incorporaram em nossas atividades cotidianas.
Atualmente as tecnologias teem um lugar de destaque no desenvolvimento de habilidades para que o homem possa atuar em sua realidade. Observa-se que da soma entre tecnologia e conteúdos, nascem oportunidades de ensino. No entanto é necessário avaliar se estas oportunidades são significativas.
Com as novas Tics, surgem novos gêneros como: blogs, fotologs podcasts. Tornando se essencial que professor e aluno conheçam estes gêneros e outras utilidades oferecidas através dos meios tecnológicos. Professores que já utilizam estes recursos para melhorar sua pratica afirmam que é perfeitamente possível conjugar o aprendizado de novos gêneros com conteúdos tradicionais.
Nenhuma das inovações tecnológicas substitui o trabalho clássico na disciplina de matemática, centrado na resolução de problemas. Entretanto saber usar calculadoras e conhecer os princípios básicos de planilhas eletrônicas do tipo Excel são hoje demandas sociais, cuidando em pontuar que eles não fazem mágica alguma e são utilizados em situações especificas.
Na área de espaço e forma, a otimização do tempo na construção das figuras é possibilitado por programas como GeoGebra( disponibilizado gratuitamente em www.geogebra.org) e o Cabri Gèométre (pago), que permitem aos pesquisadores analisar as propriedades de sólidos e planos, movimentado-os, marcando pontos ou trançando linhas sem a necessidade de redesenhar.
Os trabalhos realizados em sala com a disciplina de História atualmente conta com um parceiro valioso, a internet, para eu os educandos façam um bom proveito desta ferramenta basta ter claro os objetivos da pesquisa/investigação.
As tecnologias também permitem aos alunos produzirem e compartilharem sem muita dificuldade registros da historia local. Perfeitamente exemplificado com a parceria do Museu da Pessoa ( www.museuda pessoa.net), uma instituição que mantém um site sobre historias de vida, com escolas municipais de São Paulo
No que diz respeito às aulas de Educação Física, o grande recurso é mesmo o vídeo ( ver o site www.ne.org.br/efisica ), na forma de DVDs ou na internet. Existe esporte que não seria possível estudar em sal de aula, como a canoagem e paraglider, mas hoje podem ser estudados utilizando as tecnologias.
De acordo com os exemplos citados por disciplina neste texto faz-se necessário deixar registrados alguns endereços de acesso às demais disciplinas onde fica claro a importância da tecnologia no ensino/aprendizado : www.guiageomaps.com.br ; http://planetasustentavel.abril.com.br/simuladores
www.ne.org.br/ciencias ; www.ne.org.br/sartes .
Fonte de pesquisa:
novaescola@atleitor.com.br
www.novaescola.org.br
Amanda Polato
As Tics, tecnologias da informação e comunicação, já se incorporaram em nossas atividades cotidianas.
Atualmente as tecnologias teem um lugar de destaque no desenvolvimento de habilidades para que o homem possa atuar em sua realidade. Observa-se que da soma entre tecnologia e conteúdos, nascem oportunidades de ensino. No entanto é necessário avaliar se estas oportunidades são significativas.
Com as novas Tics, surgem novos gêneros como: blogs, fotologs podcasts. Tornando se essencial que professor e aluno conheçam estes gêneros e outras utilidades oferecidas através dos meios tecnológicos. Professores que já utilizam estes recursos para melhorar sua pratica afirmam que é perfeitamente possível conjugar o aprendizado de novos gêneros com conteúdos tradicionais.
Nenhuma das inovações tecnológicas substitui o trabalho clássico na disciplina de matemática, centrado na resolução de problemas. Entretanto saber usar calculadoras e conhecer os princípios básicos de planilhas eletrônicas do tipo Excel são hoje demandas sociais, cuidando em pontuar que eles não fazem mágica alguma e são utilizados em situações especificas.
Na área de espaço e forma, a otimização do tempo na construção das figuras é possibilitado por programas como GeoGebra( disponibilizado gratuitamente em www.geogebra.org) e o Cabri Gèométre (pago), que permitem aos pesquisadores analisar as propriedades de sólidos e planos, movimentado-os, marcando pontos ou trançando linhas sem a necessidade de redesenhar.
Os trabalhos realizados em sala com a disciplina de História atualmente conta com um parceiro valioso, a internet, para eu os educandos façam um bom proveito desta ferramenta basta ter claro os objetivos da pesquisa/investigação.
As tecnologias também permitem aos alunos produzirem e compartilharem sem muita dificuldade registros da historia local. Perfeitamente exemplificado com a parceria do Museu da Pessoa ( www.museuda pessoa.net), uma instituição que mantém um site sobre historias de vida, com escolas municipais de São Paulo
No que diz respeito às aulas de Educação Física, o grande recurso é mesmo o vídeo ( ver o site www.ne.org.br/efisica ), na forma de DVDs ou na internet. Existe esporte que não seria possível estudar em sal de aula, como a canoagem e paraglider, mas hoje podem ser estudados utilizando as tecnologias.
De acordo com os exemplos citados por disciplina neste texto faz-se necessário deixar registrados alguns endereços de acesso às demais disciplinas onde fica claro a importância da tecnologia no ensino/aprendizado : www.guiageomaps.com.br ; http://planetasustentavel.abril.com.br/simuladores
www.ne.org.br/ciencias ; www.ne.org.br/sartes .
Fonte de pesquisa:
novaescola@atleitor.com.br
www.novaescola.org.br
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