quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Analisando a TV: Passione

Cleira Martys Pinto de Queiroz Batista

A Rede Globo de televisão é famosa por exibir em horários estratégicos telenovelas que geralmente são recordes em audiência, as mesmas vão ao ar em horários distintos.
Existe até o momento de retrospecto das melhores novelas já exibidas pelo canal supracitado, atualmente a privilegiada é “Sinhá Moça”, esta vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 14:00h; ás 18:00 horas esta sendo exibida a novela Escrito nas estrela; às 19:15 está sendo apresentada/regravação de Ti-ti-ti e finalmente no horário nobre, às 08:30h, Passione.
Como se observa este canal de televisão investe alto em telenovelas, no entanto, dentre as citadas, Passione é uma das mais assistidas pelos brasileiros, devido ser exibida em horário nobre, é destinada ao público maior de 16 anos.
O autor, Silvio de Abreu detém o telespectador diariamente em frente da telinha com um elenco renomado e onde o belo fica nítido, abordando temas como uso de drogas, sexo, desejo por ascensão social, pedofilia, gravidez e aborto na adolescência dentre outros assuntos.
O foco principal da estória está centrado na família Gouveia, numa trama que aborda relações familiares e dos segredos referentes às mesmas, mostrando lugares e personagens situados no Brasil e na Itália, após a revelação de que o personagem "Totó", interpretado por Tony Ramos, é o filho até então desaparecido de Bete Gouveia, a matriarca de uma importante/rica família brasileira, portanto herdeiro de uma boa quantidade de ações. A partir daí, Totó passa a ser vitima de inúmeros golpes por parte de um casal de vigaristas, cada um defendendo seu próprio interesse.
Faz-se necessário ressaltar de que nesta novela a mulher é representada em duas versões, uma que trabalha para ganhar o sustento e outra que apenas usufruem dos recursos do esposo, evidente que são de classes sociais distintas. Como tudo se passa em dois núcleos diferentes,as personagens se vestem, andam, falam, agem conforme sua realidade.
Diante dos temas citados/abordados na referida novela é importante evidenciar que no tocante ao uso de drogas e a pedofilia no Brasil, são assuntos que fazem parte também dos telejornais e da realidade de milhares de famílias brasileira. Entretanto, não recebem a devida atenção por parte dos governantes, os jovens/adolescentes estão se afundando em crack, sucumbindo suas famílias a tristeza e a dor.


Referências bibliográficas

Passione. Escrita por Sílvio de Abreu;Direção-geral de Carlos Araújo e Luiz Henrique Rios, direção de Allan Fiterman, Natalia Grimberg e André Câmara e direção de núcleo de Denise Saraceni.

O Show de Truman

Cleira Martys pinto de Queiroz Batista

O filme “O Show de Truman” aborda como tema prioritário o uso de recursos tecnológicos na elaboração de um reality show que já dura trinta anos, neste não preocupações com ética e escrúpulos por parte do criador do programa.
No filme o ator principal do reality show é Truman Burbank, um ser humano real em um mundo que apenas ele acredita ser verdadeiro, “cercado” por seu amigo Marlon, os vizinhos, sua esposa Marlyl e ainda a jovem Sylvia, a única que o desperta para a verdade sobre sua condição de “prisioneiro” em um cenário observado por milhões de telespectadores e com mais de 5 mil câmeras.
A vida de Truman é completamente dirigida pelo diretor e criador do reality show, Cristof, o único problema é que Truman não sabe disso. Até mesmo a suposta morte do pai, foi premeditada para desenvolver nele o trauma com água para que nunca deixasse as grandes muralhas da ilha.
É intrigante a forma como se comportam as personagens, todas buscam seus interesses individuais, em nenhum momento elas questionam o que poderia ser melhor para Truman, o que realmente querem é fazer uso da mídia para se promoverem.
O drama vivido por Truman, só é questionado por Sylvia a jovem pela qual ele se apaixona. A partir do encontro com ela Truman começa a prestar atenção em tudo que o cerca, passa a refletir sobre os acontecimentos diários. Daí começa a sua busca para viver sua própria realidade.
É possível verificar que a mídia usufrui de todos os seus recursos para manter o reality show com índice de audiência altíssimo, para isso utilizando um ser humano como “produto” sem se preocuparem com o que estão negando a Truman, sua privacidade e seus direitos ignorados pelo diretor do programa e até mesmo pelos espectadores que são os grandes responsáveis pela alta audiência.
Diante deste mundo fictício de Truman, faz se necessário retomar a realidade na qual estamos inseridos, onde o poder midiático é presença latente. Em alguns momentos será que também não nos comportamos como Truman? Este questionamento deve fazer parte de nossa rotina enquanto seres humanos.
O fato é que “O show de Truman”, mexe com todas as nossas expectativas no tocante ao poder/interferência da mídia em nosso cotidiano, em alguns instantes do filme, até com as nossas emoções, sensações como angústia, revolta e principalmente nos faz repensar a vida que temos e a vida que queremos ter.


Bibliografia
O Show de Truman, Titulo original: (The Truman Show); Lançamento: 1998 (EUA); Direção: Peter WeirAtores: Jim Carrey, Ed. Harris, Laura Linney, Noah Emmerich .

Ebook-CONTA QUE EU TE CONTO

   A centenária cidade de Peixe, completa 129 anos de emancipação política no dia 20 de junho de 2024.    A melhor forma de homenagear a cid...